Os Produtos Mais Vendidos no Brasil em 2023

Os Produtos Mais Vendidos no Brasil em 2023

O comércio varejista no Brasil segue em alta. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), as vendas do setor varejista tiveram um crescimento de 2,4% em julho de 2023, em relação ao mesmo período do ano passado. Além disso, os números do “varejo ampliado” do IBGE – que abrangem a comercialização de veículos, motos, autopeças e materiais de construção – mostram um aumento anual de 6,6%. O PIB também apresenta um resultado positivo, com uma expansão de 3,7% no primeiro semestre de 2023, bem acima dos 2,1% estimados pelo Fundo Monetário Internacional (FMI).

Também são animadores os dados do e-commerce brasileiro, que, conforme informações da PCMI, deve ter um crescimento de 27% no volume de mercado em 2023. Líder nacional do e-commerce, o Mercado Livre pretende aumentar em 11,5% seus investimentos no Brasil em 2023. A Amazon é o segundo marketplace em quantidade de vendas no Brasil. O curioso é que esses dois gigantes estão apostando em soluções de pagamento e cartões de crédito: o primeiro, por meio do Mercado Pago; o segundo, por meio do Bradesco.

Certamente, diversos produtos estão colaborando para essa retomada do varejo online e offline no Brasil. A seguir, analisamos alguns dos produtos com as melhores perspectivas de crescimento em 2023 e 2024.

Quais são os produtos que mais vendem no Brasil em 2023? Descubra com os dados do IBGE

Quais são os produtos que mais vendem no Brasil em 2023?

1. Eletrodomésticos

Eletrodomésticos

O IBGE aponta um crescimento de 10,8% nas vendas de eletrodomésticos nos 12 meses terminados em julho de 2023. No acumulado do ano, o setor já apresenta um aumento de 6,9% nas vendas.

Por outro lado, a Associação Nacional de Fabricantes de Produtos Eletroeletrônicos (Eletros) informa que as vendas de eletrodomésticos subiram 13% no primeiro semestre de 2023, graças à comercialização de 44 milhões de unidades. A air fryer é o produto mais procurado, com crescimento de 85% nas vendas.

2. Produtos ortopédicos

Produtos ortopédicos

Dados do IBGE indicam que os produtos médicos e ortopédicos, medicamentos e produtos de higiene pessoal tiveram um aumento de 6,5% nas vendas nos 12 meses finalizados em julho de 2023. Entre janeiro e julho de 2023, o setor acumula aumento de 3% nas vendas.

3. Equipamentos de informática e material de escritório

Equipamentos de informática e material de escritório

As vendas de produtos de escritório e informática e equipamentos de comunicação subiram 6,9% nos doze meses até julho de 2023. É importante observar, no entanto, que no acumulado de 2023 (janeiro a julho) o setor apresenta um crescimento insignificante de 0,1% nas vendas.

4. Veículos usados

Veículos usados

Segundo a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (FENABRAVE), as vendas de veículos usados no Brasil subiram 12% em agosto de 2023 na comparação com julho do ano anterior. No acumulado de 2023, o crescimento do volume de vendas é da ordem de 4,2%.

Por outro lado, os dados da Federação Nacional das Associações dos Revendedores de Veículos Automotores (FENAUTO) são mais impressionantes, indicando um crescimento de 11,9% nas vendas de veículos usados no primeiro semestre de 2023.

5. Veículos novos

Veículos novos

As vendas de veículos novos no Brasil avançaram 24% nos doze meses encerrados em julho de 2023, de acordo com dados do Registro Nacional de Veículos Automotores (RENAVAM). De fato, julho é considerado o melhor mês para vendas de veículos novos desde dezembro de 2020 – no Brasil, foram comercializadas 244 mil unidades. Os veículos de passageiros tiveram o maior crescimento anual nas vendas (30,5%), seguidos pelos ônibus (21%) e veículos leves (15,4%).

6. Veículos elétricos

Veículos elétricos

Uma tendência observada em toda a América Latina é o crescimento das vendas de veículos elétricos. No Brasil, os modelos mais vendidos são os híbridos plug-in (PHEV): dados da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE) apontam um crescimento de 206% nas vendas no primeiro semestre de 2023, graças à comercialização de 11.475 unidades.

Quando consideramos veículos elétricos de todos os tipos, foram vendidas 32.239 unidades no Brasil entre janeiro e junho de 2023, o que representa um salto de 58% no volume de vendas. A ABVE estima que até o final do ano serão comercializadas 70.000 unidades.

7. Televisores

Televisores

Segundo pesquisa da GfK, as vendas de televisores no Brasil cresceram 5,4% no primeiro semestre de 2023 em relação ao mesmo período do ano anterior. De janeiro a junho de 2023, foram vendidas 4,9 milhões de televisores.

8. Produtos de beleza

Produtos de beleza

Dados compartilhados pelo portal Cosmetic Innovation indicam um aumento de 24% nas vendas de produtos de beleza no Brasil no primeiro semestre de 2023, em um mercado que já supera a marca de US$ 200 milhões. As vendas de produtos de luxo no país cresceram 24,2%, atingindo US$ 63 milhões. Enquanto isso, o setor de beleza de massa registrou crescimento de 15%, com volume de US$ 140 milhões.

9. Medicamentos genéricos

Medicamentos genéricos

Segundo a Associação Brasileira das Indústrias de Medicamentos Genéricos (PróGenéricos), as vendas de medicamentos genéricos tiveram um aumento de 3,67% nos seis primeiros meses de 2023, período em que as estimativas apontam a comercialização de 979 milhões de unidades.

Em relação aos volumes de vendas, o setor teve um crescimento de 16,5%, alcançando R$ 8,8 bilhões (cerca de US$ 1,8 bilhão).

10. Artigos de tecnologia

Artigos de tecnologia

A comercialização de artigos tecnológicos no Brasil já movimentou mais de US$ 21 bilhões em 2023, uma elevação de 44% em comparação a 2022, de acordo com dados da International Data Corporation (IDC) compartilhados pelo Olhar Digital.

Os smartphones são o produto de maior relevância do segmento, respondendo por 63% das vendas.

Nesse sentido, uma pesquisa da GfK indica um crescimento de 113% nas vendas de telefones com tecnologia 5G no Brasil no primeiro semestre de 2023. Outros produtos de destaque são os wearables (smartwatches e outros), que, segundo a IDC, registraram crescimento de 10% nas vendas.

11. Calçados esportivos

Calçados esportivos

A consultoria de inteligência de mercado IEMI mostrou que as vendas de calçados esportivos subiram 4,3% no Brasil em 2023, com expectativa de terminar o ano com 84 milhões de pares produzidos. Esse aumento nas vendas é positivo para o segmento de calçados em geral. As vendas de calçados no Brasil devem apresentar um aumento anual de 2,6%, com a produção de 944 milhões de pares em 2023.

Considerações finais

O Brasil é um país com um mercado varejista dinâmico e diversificado, que apresenta um crescimento expressivo tanto no comércio online quanto no offline. Neste texto, analisamos alguns dos produtos que mais se destacam nas vendas em 2023, com base nos dados do IBGE e de outras fontes confiáveis.

Vimos que os produtos que mais vendem no Brasil em 2023 são aqueles que atendem às necessidades e aos desejos dos consumidores brasileiros, que buscam qualidade, praticidade, inovação e sustentabilidade. Entre eles, estão os eletrodomésticos, os produtos ortopédicos, os equipamentos de informática e material de escritório, os veículos usados e novos, os veículos elétricos, os televisores, os produtos de beleza e os medicamentos genéricos.

Esses produtos representam oportunidades de negócio para os empreendedores que querem aproveitar o potencial do mercado brasileiro, que é um dos maiores do mundo. Para isso, é preciso estar atento às tendências, às preferências e ao comportamento dos consumidores, bem como às exigências legais, fiscais e ambientais do país.

Esperamos que este texto tenha sido útil e informativo para você. Se você gostou, compartilhe com seus amigos e deixe seu comentário. Obrigado pela leitura! 

plugins premium WordPress